Nós assistimos no jornal, ouvimos na fila do supermercado, recebemos notícias pelos grupos de WhatsApp da família e, de modo geral, a gente conhece aquela dorzinha nos bolsos cada vez que escutamos essa palavra. Mas você sabe o que significa um período de inflação e como isso pode afetar a sua vida? Bora descomplicar?
Vamos lá! 🙂
Você vai ao supermercado e parece que o seu dinheiro já não rende como antes. Você sente que precisa começar a abrir mão de algumas coisas, substituir produtos e organizar melhor o seu dinheiro, pois TUDO ESTÁ MAIS CARO? Então nós temos uma notícia para te dar, mas respira primeiro! Pronto? Saiba que você está vivendo um período de inflação.
E o que significa essa palavra que leva nosso dinheiro embora mais rápido?
De uma forma bem descomplicada, a inflação significa o aumento dos preços de bens e serviços, ou seja, o custo de vida sobe e o poder de compra da moeda desce, entendeu? De certa forma, o seu dinheiro passa a ser menos valorizado no mercado.😥
Tá, mas o que pode causar a inflação?
Nosso objetivo aqui, é fazer com que você entenda tudo sobre a sua vida financeira e consiga evoluir com mais equilíbrio, mesmo que você não seja nem um pouquinho especialista nestes assuntos.
Conhecer sobre tudo o que faz parte do seu dia a dia, é fundamental para que você entenda os melhores caminhos para cuidar do seu dinheiro, por isso, bora continuar nossa conversa.
Os períodos de inflação podem acontecer por uma série de fatores, ou seja, eles geralmente não ocorrem por um fato isolado, mas sim, porque são a consequência de um conjunto de situações que podem ser, inclusive, de curto ou longo prazo.
Separamos quatro destas situações para que você entenda melhor do que estamos falando. Então segue o baile!
AUMENTO DA DEMANDA
Determinados produtos ou serviços passam a ser muito mais procurados e consumidos. Ao mesmo tempo, o país não consegue produzi-los no mesmo ritmo. Sendo assim, se a procura é maior do que o que pode ser oferecido, os preços aumentam.
ALTA NOS CUSTOS DE PRODUÇÃO
Se os custos para produzir determinado produto aumentam, os preços são elevados também. Ou seja, se a matéria prima fica mais cara, ou a própria mão de obra, por exemplo, há uma inflação de custos, que resulta no aumento do valor do produto, certo?
GASTOS PÚBLICOS
Basicamente, o governo gasta mais do que arrecada, e neste cenário, por problemas fiscais, ele acaba recorrendo à impressão de mais papel moeda para poder pagar as suas despesas. E ainda, para tentar controlar esse aumento de impressões, pois agora mais dinheiro estará circulando, o governo ajusta suas finanças cortando gastos ou aumentando impostos, por exemplo.
INFLAÇÃO INERCIAL
Neste processo, é realizada uma projeção de uma possível inflação, com base no histórico econômico do país. Ou seja, índices de inflação são criados por previsões, não por aumento da demanda ou dos custos de produção, por exemplo.
Prontinho! Facilitou a compreensão, não é? Talvez, o que ainda não tenha facilitado, é o impacto que a inflação pode gerar na sua vida financeira. Mas, calma! A gente quer te ajudar com isso também.
Por isso, temos uma boa notícia: este texto continua! Nosso próxima postagem, traremos algumas dicas e hábitos, incríveis, pra você dar uma driblada na inflação e buscar continuar evoluindo financeiramente. Beleza? Estamos combinados?😉
#tamojunto nessa jornada!
Siga a Ouze nas redes sociais, acompanhe nossos textos no blog, interaja com a gente e baixe nosso app!
Autora: Marina Neves Felippe