08 . 11 . 2022

Dinheiro e sentimentos: como lidar com esta relação?

Você sabia que pesquisas recentes do Datafolha apontam que 49% dos brasileiros evitam pensar em dinheiro para não se sentirem tristes? Sim! Isso demonstra que dinheiro e sentimentos, são dois assuntos que caminham juntos, por mais que não pareça.

Por exemplo, quem nunca sentiu ansiedade na hora de fazer os cálculos do salário e dos boletos do mês? Ou se sentiu angustiado com um gasto extra no meio do mês, como um carro quebrado ou despesa médica? 

Por isso dizemos que dinheiro e sentimentos, estão intimamente conectados, entendeu?🙃

Neste sentido, vale refletir 👇

O que o dinheiro representa para você hoje? 

Prazer, estresse, alívio, preocupação? Essas são algumas das respostas mais comuns quando o assunto é a nossa vida financeira. 
Afinal, falar de dinheiro envolve capacidade emocional, pois ele está diretamente associado à qualidade de vida e até a sobrevivência de um indivíduo.

#Extra: sem dinheiro você compra comida, roupas ou moradia? Não. Por isso, a ideia de não ter dinheiro, é um grande “despertador” de sentimentos ruins dentro de nós.

👉Assista ao vídeo produzido pela Ouze e entenda tudo sobre isso!

Sendo assim, quando estamos em uma situação mais “apertada”, é comum evitarmos pensar em dinheiro, em razão dos sentimentos e consequências negativas que ele pode gerar. 

E agora? Como lidar com a relação: dinheiro e sentimentos? 

Vamos lá! Imagine as seguintes situações: 

  1. Você teve um dia cansativo e estressante e tudo o que quer é descarregar suas frustrações em compras!
  1. Você é conhecido como aquele amigo que se priva de tudo para poder economizar o seu dinheiro. O medo de não ter dinheiro para pagar as suas contas te condiciona a não gastar com mais nada! 
  2. Você se sente ansioso com alguma situação e a primeira coisa que faz, é abrir o iFood  e pedir uma comida. Afinal, você merece, não é?

Independente de qual perfil você se encaixe, o conhecimento é a palavra-chave na hora de lidar com esse tipo de situação! Tanto sobre educação financeira quanto emocional. 

3 dicas práticas para aprender a lidar com dinheiro e sentimentos

1) Faça uma planilha simples de orçamento mensal ou anote em algum lugar

Estar ciente de quanto você pode gastar e ter clareza sobre seus objetivos financeiros, é o primeiro passo. Anote tudo que você recebe e tudo o que você gasta! Ah, e não esqueça de sempre inserir as suas contas fixas (aquelas que você tem todos os meses).

2) Fale sobre esse tema com pessoas da sua confiança

É muito comum evitar assuntos e situações que nos deixam desconfortáveis, né? Mas nossa perspectiva sobre o dinheiro só começa a mudar quando estamos dispostos a conversar e entender mais sobre ele! Se “abra” com seus amigos e familiares, vai fazer bem para o seu emocional e você ainda pode receber bons conselhos.

3) Acompanhe conteúdos sobre Educação Financeira

Estar constantemente atualizado sobre o universo financeiro, tirar suas dúvidas, conhecer novas perspectivas sobre determinados assuntos, irá te auxiliar na hora de lidar com a sua realidade financeira! E tudo isso pode começar de um jeito MUITO simples.

👉Confira os outros textos do nosso blog, leia nossas redes sociais e busque vídeos no youtube!

Preparado para mudar sua relação com o dinheiro? 

Este é só o começo! E você viu, né? Não é nada complicado!

E lembre-se: você não está sozinho. Conte com a Ouze na sua jornada financeira, afinal, faz parte do nosso DNA te auxiliar a evoluir!

E não esquece…

O dinheiro não é apenas um meio para pagar suas contas, mas um facilitador e possibilitador para alcançar os seus sonhos, desejos e objetivos.

Siga a Ouze nas redes sociais, acompanhe nossos textos no blog, confira as promoções no site da Studio Z e baixe nosso app!

Autora: Marina Neves Felippe