
Afinal, quem ama, empresta o cartão de crédito ou não? Estou sendo egoísta se eu negar emprestar meu cartão? O que eu faço se alguém me pedir e eu não conseguir negar?
Estes são alguns dos questionamentos que você, com certeza, já deve ter se feito, não é?
Misturar amizade, família e suas finanças, pode ser algo bastante complicado mesmo, mas a gente te ajuda a descomplicar tudo isso!👌
Até porque, no fim das contas, não existe segredo nenhum. A palavra-chave desse papo é a segurança do seu dinheiro e, consequentemente, das suas relações.
Imprevistos financeiros acontecem com qualquer pessoa
Primeiro de tudo, é necessário pensar que qualquer pessoa está sujeita a imprevistos financeiros, certo? Não apenas por falta de organização, mas por situações inesperadas mesmo. Por exemplo, sofrer um acidente e ter muitas despesas hospitalares, perder o emprego, ter que ajudar um familiar e por aí vai.
Então, fica a pergunta: se a pessoa que você emprestou seu cartão, acabar tendo um imprevisto financeiro, quem vai arcar com as parcelas que ela fez?
#spoiler: você, meu amor! O dono do cartão, é claro.
E você sabia disso?😱👇
De acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa em 2021, emprestar o nome foi o segundo maior motivo para o endividamento dos brasileiros.
Por isso, pense bem na hora de emprestar o seu cartão, porque ele leva o seu nome, e se não for pago da forma correta, a dívida será sua, ok? E entenda, meu bem: o sistema dos bancos e operadoras de cartão não entende a frase “empréstimo para um conhecido”.
#extra: em um período em que o endividamento das famílias brasileiras ultrapassa os 70%, todo o cuidado é pouco!
Por isso, entenda os riscos de emprestar o seu cartão de crédito

E se ficar difícil explicar para a pessoa que está pedindo o seu cartão, você pode copiar e colar pra ela, ok? Talvez ela entenda melhor.🤣
1. Seu limite ficará comprometido
Se a sua geladeira estragar e você precisar comprar outra de forma parcelada, será que terá limite depois de emprestar seu cartão? Ter limite disponível também é, de certa forma, estar prevenido em casos de imprevistos.
2. Você pode entrar no rotativo
Se o seu amigo não conseguir pagar o que lhe deve no mês e você não tiver condições de pagar também, sua fatura vai acabar virando uma bola de neve e você poderá entrar no tão temido juros do crédito rotativo.
3. Sofrer com cobranças indevidas
Se o seu cartão atrasar por uma compra que não é sua, tenha a certeza de que vão começar a ligar cobrando de você e não de quem fez a compra. Chato, não é?
4. Sujar seu nome e ficar com limitações
Se o seu nome acabar sujo pela dificuldade de pagamento da fatura do cartão, você começará a ter uma série de impedimentos por um bom tempo (como fazer outros cartões, financiar um bem etc.), até que seu score comece a melhorar novamente depois de “limpar” tudo.
E como falar que você não pode emprestar seu cartão de crédito?
De uma forma amigável, explique para a pessoa sobre os riscos que descrevemos acima.
Mas para ajudar nessa tarefa difícil, separamos alguns exemplos para você👇
✔️ “Maria, tenho medo de ficar sem limite. Quando os imprevistos acontecem, meu cartão acaba sendo o que me salva, sabe?”
✔️ “Não é que eu não confie em você, eu só tenho medo de me arriscar, pois estou no limite do meu orçamento, entende?”
✔️ “Não acho muito legal emprestar o cartão, porque tenho medo de que qualquer problema possa afetar nosso relacionamento, mas será que eu posso te ajudar de outras formas?”
Acredite! Você não está sendo egoísta, ok?
Se você realmente quiser ajudar, o melhor a fazer é emprestar algum dinheiro que você já tenha guardado, ou seja, que você não precisará pagar no futuro. Porque mesmo que você corra o risco de não receber de volta, pelo menos seu nome não ficará sujo e você não terá que lidar com juros.
A evolução financeira acontece processualmente, por isso, siga cuidando do seu crédito, anotando seus gastos, dizendo “não” quando necessário e valorizando o seu dinheiro, afinal, ele é conquistado com o seu próprio esforço.
E lembre-se de contar com a Ouze!
Siga nossas redes sociais, acompanhe nossos textos no blog, interaja com a gente e sempre acompanhe pelo nosso app, tudo o que você gasta.
Autora: Marina Neves Felippe