
13° salário, Natal, ano novo, família reunida, clima de verão, recesso e praia. Parece o cenário perfeito para você começar a se descuidar com a sua saúde financeira e sair por aí fazendo algumas comprinhas e escolhas por impulso, não é?😎
Mas relaxa, viemos te ajudar a colocar o “pé no freio” e entender quais erros mais comuns você deve tentar evitar nesta época do ano.
E será que os sentimentos que envolvem o Natal e o ano novo, nos fazem querer gastar mais e cometer estes erros?
É possível que sim! Sejam eles bons ou ruins.
Por exemplo, com o ano novo se aproximando, muitas pessoas começam a se questionar sobre suas carreiras, vidas, realizações, carências não preenchidas e expectativas com o que está por vir, além da pressão diária do comércio, a ideia nostálgica de reencontrar familiares e a euforia pelo início de um “novo ciclo”.
Todas estas misturas de sentimentos e sensações, aliado com a perspectiva de que você precisa presentear as pessoas neste momento, podem sim te levar a comprar por impulso, seja para presentear as pessoas que você gosta, ou para regular inconscientemente o seu humor.
E ainda, enxurrada de comerciais e promoções de Natal? Abre o olho e redobre seus cuidados, amore!
Porque lidar com os comerciais excessivos, anúncios patrocinados nas suas redes sociais, lojas enfeitadas e cheias de plaquinhas de desconto, neste momento, não é uma tarefa fácil. É “suado” para não sentir vontade de “chutar o balde” e comprar por impulso coisas que, por muitas vezes, você nem precisa.🎄
Por isso, aproveitamos todo este furacão de sentimentos e vontade de comprar que surge com o Natal, para te ajudar a identificar e evitar alguns comportamentos de compra nesta época de bolas vermelhas e pisca-pisca para todos os lados (nada contra, a gente ama luzinhas de Natal, ok? rsrs).
6 erros que você deve evitar ao usar o cartão de crédito
Se liga 👇
1. Achar que seu cartão de crédito é uma renda extra
Por mais que pareça, o cartão de crédito não é seu. Quer dizer, ele é seu, mas o crédito que você usa, na verdade é um empréstimo. Por isso, tudo que você usa, lembre-se, você vai ter que pagar.
Parece bobo, mas de forma “inconsciente”, muitas pessoas pensam “ah, se acabar o salário, tem o cartão de crédito”, como se ele fosse uma renda extra, mas não é!
Tudo que você comprar no cartão, deve ser calculado dentro de toda a sua renda mensal, ok?
2. Usar vários cartões de crédito ao mesmo tempo
A lista de erros ao fazer isso é enorme: descontrole, desorganização para entender qual parcela está em qual cartão, esquecer de pagar algum deles, acumular anuidades, ultrapassar seu limite de gastos e por aí vai.
Por isso, busque, principalmente neste período de Natal, acumular todas as suas compras em apenas um cartão (ou no máximo dois, vai!).
3. Preferir pagar o mínimo do cartão ao invés de parcelar a fatura
Não caia nessa! Quando você paga o valor mínimo, você entra no tão temido “juros rotativo” do cartão de crédito e pode ir acumulando uma pilha de dívidas rapidamente.
Se a situação apertar e você ver que não vai rolar pagar o cartão de crédito, opte por fazer um parcelamento, assim você paga muito menos juros e encargos financeiros. Além disso, geralmente, como é aqui na Ouze, o seu limite vai voltando a cada parcela paga.
4. Esquecer da data de vencimento
Não conseguir se organizar para pagar é ruim, mas simplesmente esquecer a data de vencimento, aí você merece um peteleco na orelha, né? haha!
Atrasar um dia, já pode gerar algum tipo de multa desnecessária para você.
5. Acumular parcelas
Você sabe quantas parcelas existem hoje no seu cartão de crédito? Sabe quando termina cada uma delas? Se você não sabe, confira isso agora para entender se você não vai está fazendo um acumulado de parcelas pequenas que no fim das contas, irá virar um parcelão!
6. Comprar seus presentes de Natal sem conferir o programa “Vai de Visa”
A gente não aceita que você compre seus presentes de Natal sem antes conferir as ofertas de desconto do programa “Vai de Visa”. São descontos incríveis em perfumaria, eletrodomésticos, alimentação, viagens e muito mais! Se você possui um cartão de crédito com bandeira Visa, como o nosso, pode se cadastrar clicando aqui (link visa). É tudo gratuito!
E aí, curtiu nossa conversa?
Então siga nossas redes sociais, acompanhe nossos textos no blog, interaja com a gente e baixe nosso app!💜
Autora: Marina Neves Felippe