13 . 05 . 2022

Golpe do emprego por SMS: não caia!

Crise, desemprego e dificuldades financeiras… mesmo com tudo isso, ainda temos que lidar com pessoas mal intencionadas que querem deixar a situação dos brasileiros ainda mais difícil e gerar mais dores de cabeça!

E nós sabemos, conseguir um emprego não está nada fácil, por isso, quando surge uma “oportunidade”, a vontade de que dê certo é grande, não é? Mas essa euforia pode acabar nos fazendo agir por impulso e de maneira pouco pensada. 

Por isso, viemos falar por aqui sobre algo grave e que está acontecendo a todo momento com milhares de pessoas: o golpe do emprego falso!

Emprego por SMS ou WhatsApp? Desconfie!

Os salários e as jornadas de meio período tornam as mensagens muito tentadoras, certo? Se você já recebeu, vai saber do que estamos falando, e se você ainda não recebeu, fique ligado, ok?

Olha só👇

E os golpistas são espertos, viu, gente? Eles utilizam nomes de grandes empresas e marcas conhecidas para transmitir “confiabilidade” para quem recebe. Além disso, falam em “gerência” para deixar o golpe ainda mais autêntico. Mas não se engane!

Pense que, dificilmente, você receberá uma proposta de trabalho que surja sem que você se candidate. Mesmo que isso pareça maravilhoso.

Então, não deixe eles te fisgarem!

Os golpistas estão criando cada vez mais estratégias sofisticadas para se tornarem convincentes. Inclusive, você já deve ter ouvido falar no termo “pishing”, não? Este termo explica exatamente o que tem sido feito por eles na internet!

“Pishing” é um trocadilho com “fishing”, que significa “pescar” em inglês. Ou seja, quando você recebe um SMS ou uma mensagem pelo WhatsApp com uma oferta muito tentadora de emprego, é como se alguém fosse jogar uma isca. Se você morder, caiu no golpe!

E o que acontece se você acabar caindo?

Na verdade não existe um padrão do que pode acontecer. Afinal, muitos tipos de quadrilhas e golpistas podem estar usando a mesma estratégia.

Mas o que é mais comum, é o roubo dos seus dados pessoais, números de cartões de crédito, senhas de banco, clonagem de WhatsApp e por aí vai.

O que nós podemos te afirmar, é que todas elas podem ser altamente perigosas para você e sua saúde financeira.😢

Como identificar que a proposta de emprego é falsa?

Vamos lá!👇

1 – Olhe o remetente do SMS ou Whatsapp!

Na hora você já vai identificar que algo muito estranho está acontecendo, pois os remetentes são, quase sempre, rebuscados, confusos ou com nomes estranhos.

2- Propostas de salário muito diferentes do mercado.

Em quantos empregos você já trabalhou ganhando quase R$4mil por dia? Provavelmente nenhum, não é? Por isso, não se deixe enganar. Eles aproveitam a dificuldade das pessoas para oferecer coisas extraordinárias, com pouco esforço.

3- Tentam te fazer clicar em um link estranho.

Se a mensagem te faz uma proposta incrível de emprego e pede para que você clique ou copie um link esquisito, esqueça! Provavelmente é golpe.

4- Oferecem um curso PAGO para que você consiga a vaga.

Na verdade você está sendo usado apenas para gastar seu suado dinheiro e nada mais. Afinal, ninguém paga para trabalhar. A lógica é ao contrário, não é?

O que fazer se eu receber uma mensagem dessas?

Primeiro de tudo: nunca forneça seus dados bancários e pessoais para algo que você não tenha 100% de certeza que é seguro! NUNCA, combinado?👌

✔️ Não mande prints ou imagens do seu perfil pessoal ou do seu celular;

👩🏽‍💻 Pesquise o nome da empresa no google e veja se ela está recrutando;

📱 Entre em contato pelo telefone, redes sociais e outros canais oficiais, para confirmar a vaga enviada para você;
❌ E a dica mais importante: IGNORE e não responda!

Entendido?😉

Nós nos preocupamos com a sua evolução financeira, por isso, não queremos que você caia em golpe nenhum! Afinal, sua segurança também é #papo de Ouze. 

E se você estiver precisando de ajuda para encontrar um emprego, confira o texto que fizemos para te dar uma força para conseguir uma nova oportunidade.

Conte sempre com a Ouze!

Siga nossas redes sociais, acompanhe nossos textos no blog, interaja com a gente e baixe nosso app!

Autora: Marina Neves Felippe