Você precisa descobrir agora o que é o golpe do phishing, ok? E se você chegou até aqui, talvez esteja precisando de ajuda, não é? Então, vamos nessa!
Assim como na “vida real”, nossa “vida virtual” também é cercada por diferentes tipos de perigos. E basta estar com um celular na mão para que você seja uma vítima de ameaças virtuais, mais conhecidas como “crimes cibernéticos”.
Afinal, não são poucos os espertinhos que querem tirar proveito de alguma situação. Por isso, você precisa estar ligado no que significa PHISHING!👀
Mas afinal, que golpe é esse?
Você já passou por algumas destas situações abaixo?
📩Recebeu um e-mail com o resultado de algum prêmio, sorteio ou pontuação que você nunca se cadastrou?
📞Alguém te ligou oferecendo uma promoção incrível ou precisando confirmar alguns dados do seu cartão?
💬Recebeu uma mensagem no celular dizendo que aconteceu uma movimentação estranha na sua conta ou que você foi selecionado para um emprego maravilhoso?
📱Viu uma oferta MUITO boa nas redes sociais, com um preço superbaixo?
Então, pasme! Mas você, provavelmente, recebeu uma tentativa de golpe de phishing.
E o que é phishing?
Phishing é um termo que remete à palavra em inglês “fishing”, que significa “pescar”. Ou seja, quando você cai em um golpe de phishing, você e seus dados estão sendo “pescados” pelos fraudadores.
E o golpe do phishing, nada mais é do que um crime virtual, que pode atacar qualquer tipo de pessoa que esteja um pouco descuidada com seu celular, tablet ou computador.
Mas como este golpe funciona?
O golpes de phishing podem ser enviados para você por e-mail, WhatsApp, SMS, ligações, em um anúncio na internet ou redes sociais ou através de sites falsos.
O mais comum é você receber algum tipo de link e, ao clicar neste conteúdo, um suposto “programa” será instalado no seu dispositivo, garantindo livre acesso aos seus dados pessoais, inclusive, conta bancária, senhas de redes sociais, dados do seu cartão, endereço e por aí vai, até porque, o céu é o limite para os golpistas!
Por isso, quando receber qualquer coisa parecida com o que falamos até aqui, faça ecoar na sua cabeça: “pode ser golpe, pode ser vírus, pode ser fake!” Nestes casos, TODO O CUIDADO É POUCO!
Como identificar um phishing e se proteger?
Vamos trazer os exemplos mais utilizados de golpe, mas existem MUITOS outros comportamentos utilizados pelos fraudadores, ok? Então, sempre evite clicar no que você não tem certeza que é seguro!
1) Ganhou um prêmio, sorteio, dinheiro ou algo parecido? Cuidado!
Não clique em nada, não baixe nenhum tipo de arquivo e nem informe seus dados. Verifique os remetentes (aqueles que te enviaram isso) e entre em contato com quem está te oferecendo o prêmio, através de um canal oficial.
2) É a última chance da sua vida? Não é!
Os golpistas querem fazer tudo rápido para que você caia logo na fraude. Por isso, eles agem falando que é sempre tudo muito urgente. Não faça nada sem pesquisar muito bem antes!
3) Vazou algum vídeo comprometedor seu e vão divulgar? Esse é quase pra rir.
Eles dizem ter fotos e vídeos íntimos seus, que podem prejudicar sua imagem, e então, dizem que por determinado valor, eles apagam tudo. Ignore! Não caia nessa.
4) Emprego dos sonhos ou aplicativo que te paga para usar? Não, obrigada!
Os fraudadores vão te oferecer um emprego com pouca carga horária, um salário muito alto, ou uma grana só para usar um aplicativo, basta que você clique em um link. Apague e não clique nunca!
5) Você agendou um pix ou fez uma compra que não foi você? Confirme clicando no link.
Jamais! Se você receber algum tipo de comunicação como esta, entre em contato diretamente com sua operadora de cartão ou banco. Provavelmente é golpe!
E se eu cliquei? Como me livrar desse “vírus” no celular?
Perguntamos para a Coordenadora de Prevenção à Fraudes da Ouze, Daiana Barbosa da Silva, quais atitudes o cliente pode tomar para se prevenir. Confira!
“De imediato, você pode tomar algumas atitudes. Mas lembre-se! Existem diferentes tipos de golpes, por isso, nem sempre a solução será a mesma. Por isso, muito cuidado, sempre! O ideal é que você troque todas as suas senhas, principalmente das redes sociais e aplicativos de banco.” Ela ainda complementa: “A autenticação em dois fatores, também é uma ótima solução, tanto para as redes sociais, quanto para o WhatsApp. Além disso, restaurar o seu celular com as configurações de fábrica, também pode te ajudar a se livrar do que infectou o seu dispositivo e evitar dores de cabeça.”
E ainda tem #dica extra da Dai pra reforçar os cuidados! Olha só 👀
✔️Não anote senhas em blocos de notas ou outros arquivos no celular;
✔️Não envie suas senhas nas trocas de mensagem;
✔️Ative todas as funcionalidades de segurança no seu celular e demais dispositivos, como tela de bloqueio e autenticação em duas etapas.
Conte com os canais oficiais da Ouze!
As pessoas estão cada vez mais digitalizadas, por isso, se proteger não se tornou só uma necessidade, se tornou uma obrigação.
E se receber alguma coisa estranha da Ouze, lembre-se de procurar nossos canais oficiais de atendimento primeiro, ok?
- SAC: 0800 065 3033
- COBRANÇA: 0800 648 4455
- OUVIDORIA: 0800 941 3033
- WHATSAPP: 48 99112-7373
- INSTAGRAM: @ouzecartao
Siga a Ouze nas redes sociais, acompanhe nossos textos no blog para mais dicas e conteúdos como esse! Confira as promoções no site da Studio Z e baixe nosso app!
Autora: Marina Neves Felippe