21 . 12 . 2022

4 passos para começar um Planejamento Financeiro Familiar

A família é, em todos os seus jeitos e composições, para a grande maioria das pessoas, o lugar onde encontramos acolhimento, amor e cuidado. Com as nossas famílias, dividimos o cotidiano, histórias, afeto e, é claro, as contas da casa 😅

Por isso, desenvolver um planejamento financeiro familiar com estas pessoas, é tão importante, porque vocês impactam diretamente um na vida do outro.

O que é um planejamento familiar?

O planejamento financeiro familiar, pode ser entendido como a organização para atingir dois principais objetivos: melhorar a situação econômica da família e alcançar sonhos e metas em conjunto.

Quando a família se organiza, encontrando o melhor na visão e na opinião de cada um, fica muito mais fácil de conseguir equilibrar as contas, entender os gastos e direcionar, com mais assertividade, para onde vai o dinheiro da casa. 

E sem dúvidas, crescer junto é bem melhor!

Por exemplo: já reparou que em várias lojas e empresas, as metas são calculadas em conjunto? Nestes casos, se todo mundo bate a meta, todo mundo ganha uma bonificação no fim do mês. 

Isso não parece muito mais legal? Afinal, dividir seu esforço com alguém e poder encontrar motivação em outras pessoas, pode te ajudar a não desistir do que você sempre quis.

O mesmo acontece com o planejamento financeiro familiar: vocês estarão trabalhando juntos por uma meta em comum e pelo crescimento financeiro de vocês mesmos. 

E então, dividir os sonhos, as responsabilidades e as conquistas, pode tornar o processo muito mais rápido, mais fácil e mais encorajador!

4 passos para começar um planejamento financeiro familiar

Onde você e sua família querem chegar? O que vocês querem conquistar juntos? Como fazer o planejamento financeiro de vocês? Vamos nessa?👇

1) Comece conversando! Façam uma pequena reunião familiar.

Diálogo é sempre a base de tudo no convívio de uma família, principalmente quando o assunto é dinheiro. Por isso, passem um cafezinho e comecem fazendo uma reunião entre todos, ouvindo os diferentes pontos de vista e alinhando suas expectativas.

Não deu certo na primeira vez? Não tem problema! Façam quantas conversas forem necessárias para começar. 

2) Entendam todos os gastos fixos e suas rendas

A partir da primeira conversa, listem tudo o que vocês precisam pagar todos os meses em casa, estes são os gastos fixos de vocês, como aluguel, condomínio, internet etc. Depois disso, calculem a renda mensal de todos vocês juntos. Isso vai ajudar a começar a entender até onde vocês querem chegar.

Mas lembrem-se, este é apenas um ponto de partida! Depois, é claro, vocês terão que começar a calcular os gastos variáveis e outras despesas extraordinárias. Mas comecem listando básico: quanto vocês gastam mensalmente e quanto recebem juntos mensalmente, ok?

3) Definam quatro objetivos! 

Pensem nos seus objetivos como se fossem fases de um jogo ou de uma copa do mundo: eles começam mais fáceis e te preparam para chegar no mais difícil (mas nem perto de ser impossível, é claro).

👌Objetivo rápido:

O primeiro objetivo pode ser algo a ser realizado dentro de alguns meses, como um jantar em algum lugar diferente ou algo parecido. Quando vocês conseguirem alcançar isso, ficarão motivados para alcançar os outros, reconhecendo que realmente é possível com o esforço de todo mundo!

👌Objetivo a curto prazo:

Este segundo objetivo, pode ser traçado como um plano de mais ou menos um ano, como se livrar das dívidas, comprar um eletrodoméstico novo ou investir em alguma melhoria na casa.

👌Objetivo a médio prazo:

O terceiro objetivo, pode ser pensado com mais tranquilidade, entre 2 e 5 anos, mas com muito foco! Pode ser um carro novo ou uma grande viagem, por exemplo.

👌Objetivo a longo prazo:

O quarto objetivo, vai ser aquele que vai mudar a vida de vocês! Algo que vocês sonhavam muito e que conseguiram, juntinhos, alcançar, como uma casa própria, a compra de um terreno, o plano de aposentadoria e por aí vai. Pode-se pensar em média mais 5 anos, depois do objetivo de médio prazo.

4) Usem a nossa planilha gratuita de planejamento familiar!

A última dica de ouro, mas não menos importante, é baixar o presentão que preparamos para você: nossa planilha gratuita de planejamento financeiro familiar. 

👉Clique aqui e baixe agora!

Com ela vocês vão começar a anotar tudo! Isso vai facilitar o controle dos gastos e da renda familiar, fazendo com que vocês se organizem da melhor forma possível e comecem a evoluir juntos, entendendo, inclusive, quais são as despesas que podem ser reduzidas, por exemplo.

👉Não perca! Clique aqui e baixe agora sua planilha gratuita.

Disposição é uma das palavras-chave!

Qualquer coisa que a gente faça na vida, exige um pouco de esforço, certo? Como conseguir um emprego novo, começar um relacionamento, aprender algum esporte e por aí vai. E com o planejamento financeiro, é a mesma coisa. Você precisa focar onde você quer chegar no futuro, para se sentir motivado no presente. Por isso, a disposição é uma das palavras-chave!

Começar um planejamento financeiro familiar, não é impossível e nem muito difícil, basta que todo mundo esteja disposto a chegar no mesmo lugar em conjunto!

Siga a Ouze nas redes sociais, acompanhe nossos textos no blog, confira as promoções no site da Studio Z e baixe nosso app!

Autora: Marina Neves Felippe