15 . 02 . 2022

Como negociar o aumento do aluguel?

Em 2021 e 2022, o aumento dos aluguéis poderia até virar um filme de terror!🥵
Para milhares de brasileiros, o susto foi enorme na hora de receber a notícia sobre o novo valor.

E se você é uma das pessoas que está passando por isso, mantenha a calma e saiba que existe uma grande chance de negociar o aumento e tornar esse processo menos agressivo para o seu bolso.

Nós vamos te dar uma força para saber o que fazer, ok?

Em tempos de inflação, fica ainda mais difícil conseguir pagar o aumento do aluguel

Afinal, este reajuste não está isolado, ele chega junto com o aumento do gás, da luz, da alimentação e por aí vai. No fim das contas, é muito difícil não sentir o impacto no seu tão suado dinheiro do mês.☹️

Por isso, mais do que nunca: continue lendo este texto que fizemos para você.
(Recusar um convite é falta de educação, tá bom? Mesmo que seja para uma leitura😂)

Dicas para negociar o aumento do seu aluguel 

Vamos começar?👇

1. Diálogo é sempre o melhor caminho!

Não tenha medo de conversar!

Mande um e-mail para sua imobiliária ou ligue para o proprietário do seu imóvel e seja bem sincero. Conduza a conversa de uma forma amigável e explique suas dificuldades para arcar com o aumento.

É muito importante que neste momento você fale da situação de inflação no país, da crise econômica, pandemia e de como muitos proprietários estão sendo flexíveis com os aumentos.

Inclusive, segundo a Lei do Inquilinato, é um dever a livre negociação do valor do reajuste de aluguel entre o proprietário do imóvel e quem aluga.

2. Use o argumento de ser um bom inquilino.

Sim, é sua obrigação pagar em dia e cuidar bem do imóvel. Mas é importante falar sobre isso na negociação, afinal, o proprietário também não quer perder alguém bem-intencionado e de confiança, porque o período também é de incertezas para quem aluga.👌

3. Faça uma pesquisa de preços de imóveis parecidos com o seu.

Se você encontrar imóveis similares e com preços na média do seu (ou até menores), você também pode usar isso como argumento para sensibilizar o proprietário ou a imobiliária. 

Mas lembre-se: mostre o comparativo de uma forma amigável e buscando o consenso. Não vá pelo caminho da ameaça de que vai sair da sua casa ou apartamento. 

4. Ofereça algo em troca.

Quem sabe você possa trocar uma telha, consertar alguma infiltração ou algo mais estrutural, que seria de responsabilidade do proprietário. Isso também pode demonstrar seu interesse em cuidar do imóvel e sua boa intenção em negociar. 

Enfim, é sempre possível negociar!🤝

E aquele ditado é quase sempre válido: o “não” você já tem, não é? Brincadeira!😂

Para fim de conversa… o cenário econômico do país é bastante oportuno para negociar a redução, ou até mesmo o cancelamento do seu reajuste. Inclusive porque, para o proprietário, ter um imóvel parado não é muito legal, já que ele gera custos como o IPTU, taxas de água, luz e condomínio, por exemplo. Entendido?

Siga a Ouze nas redes sociais, acompanhe nossos textos no blog e baixe nosso app!

Autora: Marina Neves Felippe