22 . 03 . 2022

Dinheiro não é assunto para mulheres!

Quantas vezes já ouvimos a frase “isso não é coisa de mulher”, “dinheiro não é assunto para mulheres” ou “isso não é assunto para você”?

Março é o mês das mulheres e por isso viemos bater um papo super importante sobre #dinheiro.

Assim como durante muito tempo diziam que dirigir, votar ou jogar futebol, por exemplo, não eram coisas de mulher, lidar e falar sobre dinheiro, também não era considerado algo possível para nós, mulheres.

A relação entre mulheres, dinheiro e independência financeira é antiga. Mas aos poucos estamos avançando e ocupando cada vez mais espaços na sociedade.

E sabe por quê? Porque descobrimos que tudo pode ser coisa de mulher, basta que seja uma escolha nossa!

Você sabia? Mulheres casadas não podiam abrir conta em bancos!

O Código Civil de 1916 impedia mulheres casadas de abrir conta no banco ou ter um estabelecimento comercial, e somente em 1962 (há apenas 60 anos atrás), as mulheres conquistaram o direito de ter seu próprio CPF e contas bancárias independentes de pais ou maridos.

Isso quer dizer que a geração das nossas mães e avós, por exemplo, pode ter vivido tudo isso! Ou seja, sem cadastro de pessoa física e muitas dificuldades para assumir o controle de coisas simples do cotidiano. Afinal, quem somos nós sem nossos CPFs hoje em dia?

Portanto, se considerarmos que as mulheres não poderiam ter nem uma conta no banco, o pressuposto é de que nem dinheiro elas mesmas tinham, certo? E se considerarmos que o dinheiro envolve a maioria das decisões do nosso dia a dia, logo, as mulheres que não podiam lidar com seu próprio dinheiro, não participavam destas decisões.

Mas se as leis mudaram, tudo mudou?

#spoiler: infelizmente, não.

A determinação de leis não tem o poder de mudar completamente o comportamento das pessoas.

A desconfiança nas mulheres, quando o assunto é dinheiro, é cultural, e apenas com muito protagonismo, políticas de incentivo no mercado de trabalho, empoderamento, reflexão e diálogo, é que continuaremos superando, de geração em geração, a ideia de que nós mesmas não somos completamente capazes de nos organizarmos financeiramente.

Não fomos educadas para ganhar dinheiro

Há poucos anos, era muito comum termos a ideia de que o pai educava os filhos homens para a vida financeira e a mãe educava suas filhas mulheres para a vida doméstica. E tudo bem querer entender sobre a vida doméstica, este não é o ponto. A questão é: você tinha ou tem o direito de escolher?

Se quando criança, ninguém te ensina sobre comidas saudáveis, é muito provável que você cresça comendo mal, já que as comidas gordurosas são, por vezes, mais atrativas e de fácil preparo.

Se ninguém te ensina que fazer compras por impulso, talvez prejudique seu orçamento do mês, você vai crescer comprando por impulso, porque afinal, quem não gosta de comprar?

Por isso, mulheres: precisamos falar sobre dinheiro!📢

É “na conversa” que a gente aprende! 

Nas nossas rodas de amigas, no supermercado, no trabalho e onde mais você estiver, o assunto dinheiro pode aparecer. Não precisa ter medo.

Lidar com dinheiro e vida financeira, não é lidar com o bicho papão.

Às vezes, trocar experiências é fundamental, principalmente porque o assunto dinheiro também pode estar muito vinculado com autoestima, questões emocionais, aprovação social e por aí vai. Quando ouvimos e contamos nossas histórias, aprendemos juntas!

Educação financeira é o caminho para todas nós!

Se não nos ensinaram quando éramos crianças, não tem problema! Nunca é tarde para aprender a lidar com dinheiro, falar sobre finanças e começar a controlar tudo. 

Inclusive, para nós mulheres, a necessidade de aprender é ainda maior, porque apesar de

quase metade dos lares brasileiros serem chefiados por mulheres, nós ainda ganhamos, em média, 20,5% a menos para exercer as mesmas funções que os homens. É tipo aquele programa “se vira nos 30”, sabem?😂

Por isso, temos três dicas para te dar!

1. Comece a acompanhar o blog da Ouze.

Aqui nós falamos sobre tudo o que está vinculado com o seu dia a dia financeiro, de um jeito muito simples! Dá uma conferida.

2. Já visitou o Instagram e o Facebook da Ouze?

Por lá nós também não medimos esforços para oferecer conteúdos sobre educação financeira de um jeito leve e descontraído.

3. Siga mulheres que falam sobre dinheiro e educação financeira!

Algumas sugestões:

Nath Finanças 👉 clique aqui

Me poupe na web 👉 clique aqui

Grana Preta 👉 clique aqui

Blogueira de baixa renda 👉 clique aqui

E lembre-se, conte sempre com a Ouze! Nós acreditamos no seu potencial de ser dona das suas próprias escolhas, com equilíbrio e saúde financeira.

Autora: Marina Neves Felippe